Presidente líbio determinado a ver habitantes de Tawergha (leste) regressarem à casa

Tripoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial do Governo de Unidade Nacional, Fayez al-Sarraj, reiterou a sua vontade de implementar o acordo de reconciliação entre Misrata (leste) e Tawergha (sudeste) e o regresso seguro dos habitantes a segunda cidade.

"Não há como pôr em causa o que foi decidido por unanimidade entre o Conselho Municipal de Misrata e a Câmara Municipal de Tawergha depois de dois anos de negociações", declarou o al-Sarraj citado num comunicado publicado quinta-feira no site oficial da Presidência do Conselho.

Acrescentou que o regresso dos habitantes de Tawergha representa o início do de todos os cidadãos líbios deslocados das suas cidades ou regiões de origem. O que é, a seu ver, um indicador muito importante do início da fase de recuperação e da solução da crise atual na Líbia.

Enfatizou que "os excessos não nos impedirão continuar os esforços para implementar o acordo e que não podemos ser impedidos por um punhado de indivíduos".

Dezenas de famílias deslocadas em Tawergha estão sempre bloqueados entre as áreas donde vieram e as cidades por onde eles querem fugir depois do encerramento da passagem.

O seu regresso continua bloqueado por certas comunidades de Misrata que o condicionam à resolução de certos problemas pendentes entre os dois povos.

A situação levantou um protesto na Líbia e foi condenada na sub-região, no continente e fora.

-0-PANA BY/BEH/DIM/DD 09fev2018


09 Fevereiro 2018 13:14:14


xhtml CSS