Agência Panafricana de Notícias

Presidente líbio convidado em conferência sobre paz em Paris

Trípoli, Líbia (PANA) - O Presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed al-Manfi, recebeu o enviado especial do Presidente francês à Líbia, Paul Soler, que lhe transmitiu as saudações do Presidente francês, Emmanuel Macron, e de um convite para participar na conferência de paz em Paris, em Novembro próximo.

Durante a reunião de terça-feira em Trípoli, na presença do embaixador francês na Líbia, Mustafa Mihraj, Soler reafirmou a profundidade das relações entre os dois países amigos, assegurando que França está empenhada em alcançar a estabilidade na Líbia e apoia a visão de a presidência do Conselho e as medidas integradas para concretizar a operação eleitoral, afirmou um comunicado do Conselho da Líbia.

Elogiou, segundo a mesma fonte, o trabalho da Comissão Suprema de Finanças e os progressos alcançados no dossiê da unificação da instituição militar e da reconciliação nacional.

Por sua vez, o Presidente do Conselho da Líbia afirmou que o Conselho Presidencial procura pôr fim a todas as fases de transição através de eleições transparentes nas quais todos os líbios participarão, sem exclusão ou marginalização, apoiando os resultados da Comissão 6 + 6 e aproveitá-los para ampliar a participação e  no diálogo para superar as áreas de desacordo remanescentes.

Sublinhou a importância de unir todas as instituições para facilitar a realização de eleições e a aceitação dos seus resultados, afirmando a sua intenção de começar a reforçar os consensos obtidos para incluir as instituições relevantes e as forças políticas activas, em estreita coordenação com o representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Líbia, Abdoulaye Bathily.

O responsável líbio exprimiu a sua gratidão ao presidente francês pelo seu interesse no dossiê líbio, agradecendo-lhe o convite para participar na conferência de paz em Paris, em Novembro próximo.

Além disso, o Presidente do Conselho Superior de Estado, Mohamed Tekkala, conversou terça-feira com o enviado especial do Presidente francês à Líbia, Paul Soler, sobre os actuais acontecimentos políticos no país, particularmente no que diz respeito ao processo eleitoral e à reconciliação nacional. , bem como os esforços envidados pelo conselho nesse sentido.

Também discutiram as relações bilaterais entre a Líbia e a França, bem como formas de fortalecê-las em benefício de ambos os países, de acordo com um comunicado de imprensa do Gabinete de Imprensa do Alto Conselho de Estado.

-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR 30agosto2023