Presidente ivoiriense na reunião da paz no Burkina Faso

Abidjan- Côte d'Ivoire (PANA) -- O chefe de Estado ivoiriense, Laurent Gbagbo, deixou quinta-feira de manhã a capital do seu país com destino a Ouagadougou (Burkina Faso), onde decorre a reunião do Quadro Permanente de Concertação (CPC), instâcia consultiva do Acordo Político Intervoiriense de Ouagadougou, constatou a PANA no local.
Sob a presidência do chefe de Estado burkinabe, Balise Compaoré, facilitador do Acordo, o CPC reagrupa o Presidente Laurent Gbagbo, o ex-Presidente Henri Konan Bedié, líder do Partido Democático da Côte d'Ivoire (PDCI), e o actual primeiro-ministro Guillaume Soro, igualmente secretário-geral da ex-rebelião das Forças Novas (FN).
Na agenda do encontro figuram nomeadamente as avaliações da primeira reunião do CPC, realizada a 12 de Junho último em Yamoussoukro, a capital política ivoiriense, assim como da terceira reunião do Comité de Avaliação e Acompanhamento deste Acordo de paz.
O primeiro-ministro ivoiriense, chegado quarta-geira à tarde à capital burkinabe, fará um balanço dos avanços feitos na implementação do Acordo de Paz, sobretudo a aplicação dos dois acordos complementares assinados a 29 de Novembro último em Korhogo (a 600 quilómetros ao norte de Abidjan).
Segundo fontes próximas do Gabinete do primeiro-ministro ivoiriense, a questão da organização das próximas eleições gerais, previstas para até fim de Junho próximo o mais tardar, estará igualmente no centro dos debates.
O encontro abordará igualmente a questão da confirmação ou não do prazo do escrutínio, tendo em conta o grande atraso registado a nível do Programa de Desarmamento, Desmobilização e Reinserção (DDR) e da identificação das populações com vista a elaborar as listas eleitorais.

24 Janeiro 2008 21:14:00




xhtml CSS