Presidente ivoiriense na 45ª Cimeira Ordinária da CEDEAO no Gana

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) - O Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, deixa Abidjan esta quarta-feira para Accra, no Gana, a fim de participar na 45ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) prevista de 10 a 11 de julho, soube a PANA de fonte oficial.

Durante esta reunião, os chefes de Estado e de Governo da CEDEAO vão abordar, entre assuntos, a proposta dos ministros do Interior da instituição dum bilhete regional de identidade biométrica para melhorar a instauração do protocolo de 1978 sobre a livre circulação dos cidadãos neste espaço geográfico.

Relativamente a esta questão, os primeiros responsáveis da CEDEAO vão igualmente examinar a proposta da supressão dos cartões de residência para os cidadãos da zona no quadro da reforma do mesmo protocolo.

Vão analisar a situação no Mali, nomeadamente as mediações empreendidas pelo Presidente burkinabe, Blaise Compaoré, pelo seu homólogo nigeriano, Goodluck Jonathan, e pela situação na Guiné-Bissau onde o Presidente novamente eleito, José Mario Vaz, assumiu função depois da organização das eleições gerais.

O presidente da Comissão da CEDEAO, Désiré Kadré Ouédraogo, vai apresentar um relatório sobre projetos, atividades e a doença epidémica devida ao vírus de Ebola que impera na Guiné Conakry, na Serra Leoa e na Libéria.

Foram convidados a participar nesta cimeira alargada, os chefes de Estado dos Camarões, Paul Biya, da Mauritânia, Mohamed Abdel Aziz, e do Tchad, Idriss Déby Itno, cujos países não são membros da CEDEAO.

-0- PANA BAL/MAR/DD 09julho2014

09 Julho 2014 12:25:22




xhtml CSS