Presidente ivoiriense envia condolências ao homólogo da RDC por morte de Papa Wemba

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) – O Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, endereçou uma mensagem ao seu homólogo da República Democrática do Congo, Joseph Kabila, para lhe exprimir a sua “profunda compaixão” depois da morte, domingo último em Abidjan, do seu compatriota e artista congolês, Jules Shunga Wambadio Pene Kikumba “Papa Wemba”.

Para o Presidente Ouattara, « esta morte ocorrida depois dum mal-estar em pleno concerto é profundamente ressentida pelo povo ivoiriense e por milhares de admiradores deste emblema da música africana no mundo ».

Ele sublinha que Papa Wemba contribuiu, durante 50 anos de carreira musical, com suas obras para a música congolesa fazendo conhecê-la em todos os continentes.

A viúva de Papa Wemba, Marie Rose Amazone, chegou segunda-feira a Abdijan para cumprir formalidades de repatriamento dos restos mortos do seu defunto esposo previsto para sexta-feira próxima.

Esta quarta-feira, um serão de homenagens artísticas será organizado pelo Governo ivoiriense devendo culminar na entrega a título póstumo de uma condecoração em memória de Papa Wemba.

Fundador do Label e do grupo Viva La Música, Papa Wemba morreu com 67 anos de idade, durante a nova edição do Festival das Músicas Urbanas de Anoumabo (FEMUA) de que era o rosto do cartaz.

-0- PANA BAL/JSG/MAR/DD 26abril2016

26 Abril 2016 12:31:42


xhtml CSS