Presidente ivoiriense deseja restabelecimento rápido de paz e estabilidade no Burkina Faso

Abidjan, Côte d´Ivoire (PANA) – O Presidente ivoiriense, Alassane Ouattara, exprimiu terça-feira o seu desejo de ver o Burkina Faso reatar o mais rápido possível com a paz e a estabilidade no interesse do seu país e da sub-região.

Ouattara fez estes pronunciamentos no termo duma visita de cortesia e de amizade que fez em Yamoussoukro (capital política ivoiriense) ao ex-Presidente Compaoré, que se refugiou na Côte d'ivoire com sua família e seus próximos, depois da sua demissão forçada sexta-feira última por uma revolta popular nas ruas do Burkina Faso.

O Presidente ivoiriense considerou que a transição em curso naquele país deve fazer-se no quadro dum processo apaziguado e constitucional, em conformidade com as orientações da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e da União Africana (UA).

« As lições do Mali e da Guiné-Bissau devem ajudar-nós nisso », declarou o o chefe de Estado ivoiriense, anunciando a organização, no mesmo contexto, duma Cimeira Extraordinária dos chefes de Estado e de Governo da CEDEAO a 6 e 7 de novembro corrente em Accra, no Gana.

No tocante à presença do derrubado Presidente burkinabe, Blaise Compaoré, na Côte d´Ivoire, Ouattara precisou que este último pode ficar tanto tempo quanto quiser.

Acrescentou que a Côte d´Ivoire continua grata a Compaoré pelos seus esforços para o regresso da paz.

Revelando o estado de espírito do ex-estadista burkinabe, o Presidente Ouattara indicou tê-lo encontrado moral e fisicamente em boa forma, mas preocupado com o que aconteceu no Burkina Faso.

« Ele está impaciente de ver a paz reencontrada e os Burkinabes voltarem a dialogar, viver juntos e preparar eleições democráticas », disse Ouattara.

-0- PANA BAL/BEH/MAR/DD 05nov2014

05 Novembro 2014 08:55:17




xhtml CSS