Presidente inaugura novo aeroporto internacional do Senegal

Dakar, Senegal (PANA) - O Presidente senegalês, Macky Sall, inaugurou quinta-feira o Aeroporto Internacional Blaise Diagne (AIBD), em Diass, uma localidade situada a cerca de quarenta quilómetros a sudeste de Dakar, a capital.

A cerimónia decorreu na presença dos Presidente do Gabão, Aly Bongo Ondimba, da Gâmbia, Adama Barrow, e da Guiné Bissau, José Mario Vaz, bem como do primeiro-ministro de São Tomé  e Príncipe, Patrice Trovoada, e de membros do Governo senegalês, do corpo diplomático e  várias personalidades civis e militares.

Os trabalhos do AIBD foram iniciados pelo antecessor de Maky Sall, o Presidente Abdoulaye Wade, que lançou a primeira pedra a 4 de abril de 2007, por ocasião da celebração do 47º aniversário da independência do país.

Qualificado de infraestrutura de última geração, o AIBD tem uma capacidade de acolhimento de três milhões e 500 mil passageiros anualmente.

Substitui o Aeroporto Internacional Leopold Sedar Senghor de Dakar que passa a ser um aeroporto militar.

O AIBD necessitou de um investimento inicial de 375 biliões de francos CFA (ou seja 571 milhões e 68 mil euros), e os seus trabalhos, que estavam previstos para durar 30 meses, conheceram vários atrasos a ponto de que a sua inauguração foi várias vezes adiada.

O nome do aeroporto foi escolhido em homenagem a Blaise Diagne (1872-1934), o primeiro deputado negro de África no Parlamento francês onde foi eleito em 1914.

-0- PANA AAS/JSG/MAR/IZ 07dez2017

07 Dezembro 2017 19:26:02


xhtml CSS