Presidente guineense promete apoiar mulheres

Conakry, Guiné (PANA) – O Presidente da Guiné, Alpha Condé, prometeu responder positivamente às aspirações das mulheres do seu país ajudando-as a encontrar soluções duradouras aos seus problemas.

Falando por ocasião da celebração do Dia Internacional da Mulher, Alpha Condé apelou terça-feira às mulheres a redobrar de coragem e de perseverança para o ajudar a pôr a Guiné  no caminho do desenvolvimento.

Visivelmente tenso, ele garantiu que « os comerciantes desonestos » que fixam « como desejam » os preços dos géneros alimentícios de primeira necessidade não poderão continuar a fazer « o seu trabalho sujo » destinado a sabotar as ações do seu Governo no quadro da mudança que pretende imprimir à Guiné para fazer dele um país emergente.

O Presidente Condé anunciou a abertura em breve de lojas do Estado que vão vender géneros alimentícios de primeira necessidade a preços acessíveis às populações.

Ele indicou igualmente que patrulhas vão brevemente percorrer todo o país para deter as pessoas que efetuam sem autorização o câmbio de divisas.

Domingo passado, o Presidente Condé prometeu oferecer às mulheres cerca de dois biliões de francos CFA (um franco CFA equivale a cerca de 472 dólares americanos) para o financiamento de projetos de desenvolvimento com vista à redução da pobreza.

O Presidente guineense declarou que as licenças de exploração das minas atribuídas após pagamento de subornos serão retiradas ou as empresas implicadas neste « escândalo » vão pagar fortes multas em benefício do Tesouro Público.

-0- PANA AC/AAS/SOC/MAR/TON 09março2011

09 Março 2011 11:20:42


xhtml CSS