Presidente guineense na 42ª sessão da CEDEAO

Conakry, Guiné (PANA)   - O Presidente conakry-guineense, Alpha Condé, deixou a capital do país, Conakry, quarta-feira, para Yamoussokro, na Côte d’Ivoire, para participar na  42ª sessão ordinária dos chefes de Estado da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), prevista na capital política ivoiriense.

Na ordem do dia da reunião figura a situação sociopolítica do Mali onde forças africanas apoiadas por França combatem, no quadro da Missão Internacional de Apoio ao Mali (MISMA), os grupos islamitas armados que ocupavam o norte do país.

A Guiné enviou um contingente de 500 homens para o Mali.

A reunião vai analisar nomeadamente a questão do aumento do financiamento da operação, inicialmente fixado em 450 milhões de dólares americanos antes de ser elevado para cerca de 950 milhões de dólares americanos pela CEDEAO.

O Presidente Condé deverá aproveitar a sua estada para discutir com o seu homólogo ivoiriense, Alassane Dramane Ouattara, sobre o litígio fronteiriço em torno da aldeia de Kpéaba, na Guiné Florestal (sul), na localidade de Lola, a cerca de 900 quilómetros de Conakry, para onde a Guiné enviou recentemente tropas.

Os dois países decidiram resolver esta questão de modo pacífico e deverão encontrar-se para discutir sobre as modalidades da desmilitarização da zona e da criação de uma comissão conjunta, encarregue de proceder à delimitação das fronteiras.

-0- PANA AC/JSG/IBA/CJB/IZ 27fev2013

27 Fevereiro 2013 20:53:16




xhtml CSS