Presidente ganense despede-se de homólogos africanos

Accra- Ghana (PANA) -- O Presidente ganense, John Agyekum Kufuor, vai despedir-se dos seus homólogos do continente durante a XI sessão ordinária da Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA) em Charm el Cheikh, inicia esta segunda-feira, revelou uma fonte oficial em Accra.
Kufuor, que assumiu a presidência em exercício da UA em 2006, termina o seu segundo e último mandato de quatro anos como Presidente do Gana a 7 de Janeiro próximo, como previsto pela Constituição.
Um comunicado de imprensa assinado por Andrew Awuni, assessor de imprensa e porta-voz do Presidente ganense, indica que Kufuor partiu sábado para o Egipto para participar na Cimeira de Charm el Cheikh.
A Cimeira que deverá centrar-se no "alcance dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio ligados à água e ao saneamento" devia ser precedida pela XIX Cimeira do Comité dos Chefes de Estado e de Governo de Aplicação do Mecanismo Africano de Revisão Paritária.
O comunicado precisa que os relatórios dum certo número de países, dos quais a Nigéria e o Quénia, deverão ser passados em revista durante esta Cimeira ao passo que o Togo deverá assinar para fazer objecto duma avaliação.
Os outros pontos na agenda desta Cimeira são, nomeadamente, o Governo da União para África e a crise alimentar mundial e de petróleo, prossegue o comunicado.
O impasse eleitoral actual no Zimbabwe deverá igualmente ser abordado, acrescenta o comunicado.

30 Junho 2008 18:08:00




xhtml CSS