Presidente francês preside a cerimónia de abertura dos 7º Jogos da Francofonia

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O Presidente francês, François Hollande, vai presidir a 7 de setembro próximo à cerimónia de abertura dos 7º Jogos da Francofonia que decorrem em Nice até 15 de setembro, indica um comunicado do Comité Internacional dos Jogos da Francofonia (CIJF) transmitido quinta-feira à PANA.

Chefes de Estados e de Governos são  anunciados nesta cerimónia de abertura na Praça Masséna ao lado do seu homólogo francês, incluindo o Ivoiriense Alassane Ouattara, o Senegalês Macky Sall e o Libanês Michel Sleiman.

O CIJF sublinha que a cenografia para esta cerimónia de abertura vai honrar as cores dos cinco continentes, referência ao emblema da Francofonia, e será colocado sob o sinal da solidariedade, um dos valores fundamentais desta sétima edição com a diversidade e a excelência.

A cerimónia de abertura  será retransmitida na televisão nos cinco continentes graças aos teledifusores parceiros do eventos:  TV5 Monde, Africable, Télésud, Vox Africa, RTI, RTS, France 24, France Ô e France 3.

Os Jogos agrupam a juventude francófona em redor dos desportos e das artes e visam reforçar os valores da Francofonia e a promoção da língua francesa. Eles decorrem em alternância todos os quatro anos num país do Norte e do Sul.

França sudece ao Líbano, para esta sétima edição, e a Côte d'Iboire deve acolher em 2017 a oitava edição.

-0- PANA BAL/JSG/MAR/TON 05set2013

05 septembre 2013 17:41:07




xhtml CSS