Presidente francês nomeia escritora franco-marroquina Leïla Slimanir representante na Francofonia

Paris, França (PANA) – A  escritora franco-marroquina Leïla Slimani foi nomeada representante pessoal do Presidente francês, Emmanuel Macron, para a Francofonia, anuncia um comunicado oficial da Presidência.

A este título, Slimani representará França no Conselho Permanente da Francofonia, precisa  o comunicado.

"O Presidente da República deseja  prosseguir uma política ambiciosa de promoção da francofonia. No âmbito da sua função,  a senhora Slimani irá elevar o perfil e a promoção da língua francesa e do plurilinguismo, bem como  valores que os membros da Francofonia partilham", acrescenta  a nota do Eliseu.

Slimani "representará uma política francesa aberta, em ação, focada em projetos concretos relacionados às prioridades do Presidente da República,tais  como a educação, a cultura, a igualdade de gênero, a integração profissional e mobilidade dos jovens, a luta contra as mudanças climáticas e o desenvolvimento da tecnologia digital ", precisa o documento.

Nascido em 1981, em Rabat, Leïla Slimani venceu o Prémio Goncourt de 2016 pelo seu segundo romance ''Chanson douce''.  

Em 2014, ela publicou o seu primeiro romance nas  edições Gallimard '' Dans le jardin de l'ogre ''.

Entre as suas obras figuram  "La Baie de Dakhla: Itinérance enchantée entre mer et désert " (2013), ''Le diable est dans les détails'', edições de l'Aube (2016).

-0- PANA AT/IN/DIM/IZ 07nov2017

07 نوفمبر 2017 14:29:47


xhtml CSS