Presidente equato-guineense assume presidência rotativa da UA

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, assumiu domingo em Addis Abeba a presidência rotativa  da União Africana (UA).

Tomando a palavra nessa ocasião, o Presidente Teodoro Mbasogo declarou que as crises de valores na cultura africana reduziram e continuam a reduzir a unidade e a solidariedade entre os povos africanos.

Depois de aceitar a presidência durante a abertura da 16ª sessão ordinária da Assembleia da UA, ele declarou que as marcas de instabilidade constatadas em vários países africanos constituem uma ameaça à paz, à estabilidade e à promoção dos valores essenciais para a coesão no seio dos países membros da UA.

Referindo-se ao lema da cimeira, "Para uma Maior Unidade e Integração dos Valores Partilhados", o Presidente equato-guineense frisou que África elaborou diferentes instrumentos para promover estes valores partilhados.

Estes instrumentos começaram com a Carta da Organização da Unidade Africana (OUA), atual UA, o Plano de Ação de Lagos e o Ato Constitutivo da UA, cujo objetivo é envolver todo o mundo na salvaguarda dos princípios de independência, de integridade territorial, de soberania e de desenvolvimento do continente. e igualmente para a eliminação das barreiras discriminatórias que entravam a contribuição da UA para o desenvolvimento mundial, de acordo com o líder equato-guineense.

Ele indicou que outros instrumentos, entre os quais a Conferência sobre a Segurança,  Estabilidade, Desenvolvimento e Cooperação em África, a Carta Africana sobre a Participação Popular no Desenvolvimento, a Convenção sobre a Prevenção e Luta contra a Corrupção e a Nova Parceria para o Desenvolvimento de África, são instrumentos cujo objetivo é melhorar a economia, reduzir a pobreza e garantir melhores condições de vida para as populações africanas.

O Presidente equato-guineense agradeceu igualmente aos países membros da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) a confiança que lhe concederam ao designar a Guiné Equatorial como o seu candidato à presidência rotativa da UA para 2011.

"É pela primeira vez, na história da UA, que o único país de expressão espanhola do continente assume a presidência desta assembleia", declarou o Presidente Teodoro Mbasogo, que subsituiu o seu homólogo do  Malawi, Bingu wa Mutharika..

-0- PANA AR/VAO/ASA/TBM/MAR/DD 30jan2011

30 Janeiro 2011 15:29:29




xhtml CSS