Presidente egípcio em Conakry
Conakry, Guiné (PANA) - O chefe do Estado egípcio, Abdel Fatta Al Sissi, encontra-se desde domingo de manhã em Conakry, para uma visia oficial à Guiné Conakry, cuja duração não foi especificada, soube-se de fonte segura no local.
À sua chegada ao aeroporto internacional de Conakry-Gbessia, Al-Sissi calorosamente recebido pelo seu homólogo guineense, Alpha Condé.
Apesar de um impressionante dispositivo militar desdobrado em torno do aeroporto, localizado a 15 quilómetros do centro da cidade, as populações da capital saíram massivamente às ruas para aclamarem os dois chefes de Estado.
Depois de se abraçarem, os dois pausaram para ouvir entoarem os hinos nacionais dos seus dois respetivos países.
Logo depois, passaram em revista numerosos corpos constituídos para esta cerimónia, decorrida debaixo de um sol abrasador.
O marechal Al Sissi, que visita a Guiné Conakry pela primeira vez, a convite do seu par, Condé, conversou demoradamente com este último no salão de honra do aeroporto, antes de cortégio presidencial se dirigir para o centro da cidade, onde fica o Palácio Presidencial.
Os dois chefes de Estado visitarão uma primeira universidade guineense no distrito de Dixinn (subúrbio de Conakry), batizada Gamal Abdel Nasser, nome do segundo Presidente egípcio (de 1956 1958).
Nasser, diz-se, devido à sua profunda amizade com seu então colega guineense, Sekou Touré, pedira-lhe, durante uma visita à Guiné Conakry, que adicionasse o nome Ahmed ao seu, para se tornar Ahmed Sekou Touré.
Segundo fontes bem informadas, Al-Sissi e Condé assinarão vários acordos de cooperação, particularmente nos setores militar e educacional.
O marechal Al Sissi é cumulativamente presidente em exercício da União Africana (UA), desde a ultima cimeira da organização continental, ocorrida em fevereiro úlimo em Addis Abeba, na Etiópia, em subsituição de Paul Kagamé, Presidente do Rwanda.
-0- PANA AC/DIM/DD 08abril2019