Presidente egípcio assiste cimeira sobre Darfur

Tripoli- Líbia (PANA) -- O Presidente do Egipto, Hosni Moubarak, chegou domingo a Tripoli para participar numa mini-cimeira africana apadrinhada pelo coronel Muamar Kadafi com o objectivo de encontrar uma solução para a crise em Darfur (oeste do Sudão).
A cimeira, que decorre por iniciativa do Guia da Revolução Líbia, vai reunir também o chefe de Estado da Nigéria e presidente da União Africana (UA), Olusegun Obasanjo, os Presidentes do Sudão, Omar Hassan Al-Bechir, do Tchad, Idriss Deby, e da Comissão da UA, Alpha Omar Konaré.
O encontro, que será antecedido duma reunião a nível dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países em causa, discutirá as possibilidades de pôr termo à crise que assola a região de Darfur há mais de 19 meses.
A cimeira estudará as vias e os meios para restabelecer a estabilidade e a segurança na região, bem como o encaminhamento das ajudas humanitárias aos deslocados que foram obrigados a deixar as suas casas devido a violência.
Cerca de 1,4 milhão de pessoas fugiram de Darfur, das quais 300 mil se refugiram no Tchad.
As acções de violência causaram também dezenas de milhares de mortos e feridos.
Os Presidentes nigeriano, Olusegun Obasanjo, sudanês, Omar Hassan Al-Bechir, tchadiano, Idriss Deby, e da Comissão da UA, Alpha Omar Konaré, chegaram domingo a Tripoli.

18 Outubro 2004 10:04:00




xhtml CSS