Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Sudão quer tratamento adequado para refugiados sul-sudaneses no seu país

Cartum, Sudão (PANA) – O Presidente do Sudão, Omar Al-Bashir, ordenou ao seu Governo para tratar bem os cidadãos do Sudão do Sul que fugiram do seu país, anunciou o ministro sudanês dos Negócios Estrangeiros , Ali Ahmed Karti.

Al-Bashir formulou estas declarações durante discussões mantidas esta quinta-feira com o seu homólogo do Sudão do Sul, Bernaba Benjamin, em visita oficial ao seu país.

Karti anunciou à imprensa ter analisado com Benjamin a questão dos cidadãos do Sudão do Sul residentes no Sudão antes e após os recentes acontecimentos ocorridos no seu país.

Segundo ele, o Presidente Al-Bashir deu a ordem aos seus responsáveis para permitirem aos Sul-sudaneses beneficiarem dos quatro acordos sobre a sua liberdade de residirem e trabalharem, de propriedade e de movimento dos cidadãos, e reciprocamente nos dois países.

O chefe da diplomacia do Sudão do Sul disse igualmente ter-se encontrado com o Presidente Al-Bashir a quem entregou uma mensagem do Presidente sul-sudanês, Salva Kiir Mayardit, de acordo com a Agência Oficial Sudanesa de Notícias .

Nesta missiva, de acordo com Kart, Salva Kiir agradeceu ao Governo e ao povo sudaneses o apoio e a assistência concedidos ao seu país.

Ele indicou que a mensagem tem ainda a ver com as relações entre os dois países.

-0- PANA MO/VAO/ASA/AAS/FK/DD 09jan2014