Presidente do Parlamento líbio eleito 3º vice-presidente da UA

Tobrouk, Líbia (PANA) – O presidente da Câmara dos Representantes líbios (Parlamento), Aguila Saleh Gueider, foi eleito terceiro vice-presidente da União Africana (UA), anunciou o membro do Gabinete da Informação no Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Governo interino, Salah Bounabaa.

Numa declaração terça-feira à imprensa, Bounabaa desmentiu informações que circulam sobre a escolha do presidente do Congresso Geral Nacional (CNG, Parlamento líbio cessante), Nouri Aboushamein, como terceiro vice-presidente da UA.

A eleição de Aguila Saleh para a UA ocorreu durante a 26ª Cimeira organizada em Addis Abeba, na Etiópia.

Bounabaa acrescentou que o encontro elegeu um novo presidente em exercício da UA, na pessoa do chefe de Estado do Tchad, Idriss Deby, que sucedeu ao Presidente zimbabweano, Robert Mugabe.

A cimeira elegeu igualmente dois outros vice-presidentes, designadamente o Presidente do Benin, Yayi Boni, e o do Rwanda, Paul Kagamé.

A União Africana (UA) decidiu nomear um grupo de cinco chefes de Estado para ajudarem na formação dum Governo de União Nacional na Líbia e tentar impedir a progressão do Daech,  (Estado Islâmico).

Os chefes de Estado africanos nomearam, além disso, o antigo Presidente tanzaniano, Jakaya Kikwete, novo enviado especial da UA para a Líbia, sucedendo assim ao ex-primeiro-ministro djibutiano, Dileita Mohamed Dileita.

-0- PANA BY/IS/SOC/MAR/DD 03fev2016

03 Fevereiro 2016 10:01:06




xhtml CSS