Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Parlamento interino burkinabe declara-se chefe de Estado

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT, Parlamento Interino) do Burkina Faso, Chérrif Sy, declarou-se sexta-feira Presidente interino da República e exigiu a rendição dos golpistas do Regimento de Segurança Presidencial (RSP) que tomaram o poder quarta-feira.

Numa declaração lida nas antenas duma rádio criada para a circunstância, Sy apelou também às populações para saírem em massa ao Largo da Nação para declararem "guerra" aos militares golpistas considerados «terroristas » e uma « força desigual » que é preciso desmantelar.

Exortou as populações a erguerem barricadas para bloquear todas as ruas e avenidas, antes de iniciarem uma marcha para o Quartel Naaba Koom, bastião do RSP.

Esta operação visa chamar os golpistas à razão, frisou Sy, instando o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas e demais líderes militares a assumirem as suas responsabilidades.

Porém, numa declaração assinada pelo general Gilbert Diendéré, presidente do Conselho Nacional para a Democracia (CND), a junta militar que dirige doravante o país, os golpistas anunciaram a libertação do Presidente de Transição, Michel Kafando, e de ministros.

-0- PANA NDT/TBM/FK/DD 18set2015