Presidente do Malawi lança livro sobre África

Addis Abeba, Etiópia (PANA) – O chefe de Estado do Malawi e Presidente em exercício da União Africana (UA), Bingu Wa Mutharika, vai publicar sábado em Addis Abeba, na Etiópia, o seu livro intitulado « O Sonho Africano: da Pobreza à Prosperidade », soube a PANA de fonte da delegação malawí presente na capital etíope para a Cimeira da organização continental.

O livro sublinha as mudanças políticas e estratégicas necessárias e desejadas para ganhos rápidos que vão das preocupações políticas ligadas a um acesso acrescido a produtos agrícolas suscetíveis de aumentar o rendimento, ao passar pelas medidas de estabilização dos mercados, pela instauração de estruturas para encorajar os produtores, pela gestão das importações de produtos alimentares e pela concessão da ajuda alimentar, bem como pela gestão dos riscos e pelo lançamento de programas para a melhoria da situação nutricional dos mais vulneráveis.

A 16ª Cimeira da UA será marcada, entre outros, pela partida de Mutharika da presidência da organização continental em benefício do Presidente Teodoro Obiang Nguema da Guiné Equatorial, que vai representar a África Central.

O Presidente Mutharika conta depois trabalhar como relator para a UA durante um ano e como embaixador para a iniciativa alimentar africana até o fim do seu mandato presidencial no Malawi, em 2014.

Por iniciativa do Presidente Mutharika intitulada « Cesto Alimentar Africano », a 15ª Cimeira Ordinária dos Chefes de Estado e de Governo da UA, reunida em julho de 2010 em Kampala (Uganda), adotou a decisão sobre a celebração anualmente, a 30 de Outubro, do Dia Africano da Alimentação e Segurança Nutricional.

Neste sentido, um quadro político e uma estratégia específica devem ser instaurados para fazer de África autossuficiente no plano alimentar dentro de cinco anos.

Esta iniciativa já foi objeto duma atenção particular por parte dos chefes de Estado e de Governo da UA, reunidos na 14ª sessão ordinária em fevereiro de 2010 em Addis Abeba (Etiópia), quando o Presidente malawí exprimiu e partilhou com os seus pares a sua visão duma África autossuficiente no plano alimentar dentro de cinco anos e preconizou uma ação imediata para fazer desta visão uma realidade.

Apoiando-se nesta dinâmica, a Comissão da UA em colaboração com os seus parceiros redigiu em março de 2010 um documento intitulado « Para uma Realização Oportuna e Concreta da Visão de África para a Segurança Alimentar Daqui a Cinco Anos ».

O documento foi depois submetido à Conferência conjunta CUA/CEA dos ministros das Finanças, Planificação e Desenvolvimento Económico, organizada em março de 2010 em Lilongwe, no Malawi.

No termo dos seus trabalhos, os ministros adotaram a resolução « Para a Realização da Segurança Alimentar em África Daqui a Cinco Anos » que foi, depois, aprovada durante a 15ª sessão ordinária da Assembleia dos Chefes de Estado e de Governo em Kampala.

-0- PANA SSB/AAS/MAR/TON 27jan2011

27 Janeiro 2011 12:44:44




xhtml CSS