Presidente do FIDA aguardado na Gâmbia

Banjul, Gâmbia (PANA) – O presidente do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), Kanayo Nwanze, é esperado quarta-feira na capital gambiana para uma visita oficial de dois dias a este país da África Ocidental.

Durante a sua visita, Nwanze vai encontrar-se com o Presidente gambiano, Yahya Jammeh, a Vice-Presidente, Isatou Njie-Saidy, ministros e outros altos funcionários do Governo.

A audiência de Nwanze com o Presidente Jammeh permitirá discutir essencialmente sobre o reforço das parcerias e o prosseguimento da colaboração para transformar as zonas rurais em locais economicamente dinâmicos, declarou o FIDA num comunicado transmitido, segunda-feira, à PANA.

O FIDA apoia vários projetos agrícolas nas zonas urbanas gambianas com vários milhões de dólares americanos.

« Os investimentos nas pequenas explorações agrícolas que privilegiam as populações rurais, em particular as mulheres e os jovens, estarão no centro das discussões com as autoridades nacionais em Banjul », declarou o presidente do FIDA antes da sua visita.

« A agricultura familiar de pequena escala pode ser uma empresa de alto rendimento, eficaz e rentável, bem como uma profissão digna que produz alimentos, cria empregos, apoia as famílias e coloca os países na via do desenvolvimento inclusivo e estável », acrescentou.

A agricultura é um setor importante da economia da Gâmbia e contribui com 25 porcento para o seu Produto Interno Bruto (PIB). Ela fornece emprego e receitas a 70 porcento dos um milhão 800 mil habitantes deste país oeste-africano.

Desde 1982, o FIDA financiou 10 programas e projetos na Gâmbia num valor total de 197 milhões 700 mil dólares americanos, que beneficiam 149 mil 200 famílias.

-0-   PANA MSS/SEG/AKA/IS/FK/TON  18agosto2014

18 Agosto 2014 16:16:30


xhtml CSS