Agência Panafricana de Notícias

Presidente do Conselho Líbio sublinha necessidade de manter cessar-fogo na Líbia

 

Trípoli, Líbia  (PANA) – O presidente do Conselho Presidencial Líbio, Mohamed al-Manfi, sublinhou a necessidade do compromisso de cada um de manter o cessar-fogo e não pôr em perigo a vida dos civis. 

O apelo foi lançado durante uma reunião, quinta-feira última, com o chefe do Estado-Maior General do Governo de Unidade Nacional, o general Mohamed Al-Haddad, no Gabinete do Conselho Presidencial, situado na capital, Trípoli, indicou um comunicado do Conselho.

Al-Manfi disse nessa ocasião que pôr em perigo a vida de civis  é um dos crimes punidos por lei.

O encontro com o general Mohamed Al-Haddad versou sobre “a situação das unidades militares e os últimos desenvolvimentos na unificação da instituição militar, longe de quaisquer divergências políticas.”

A Comissão Militar Conjunta 5+5, que agrupa com paridade cinco oficiais superiores da cada campo em conflito na Líbia do leste e oeste do país, assinou em outubro de 2020 um cessar-fogo em Genebra (Suíça) sob a supervisão das Nações Unidas.

O convénio permitiu o relançamento do processo político e a instauração de uma transição política, consolidando a estabilidade do país.

-0- PANA BY/IS/FK/DD 15julho2022