Agência Panafricana de Notícias

Presidente do CNT lança apelo humanitário de emergência para Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) – O Presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustapha Abdeljelil, lançou um apelo humanitário de emergência a favor de Tripoli, a capital líbia, que carece cruelmente de medicamentos e de material médico.

Falando durante uma conferência de imprensa sábado em Benghazi, bastião da rebelião, ele apelou também para o fornecimento de produtos alimentares de primeira necessidade que faltam à população da capital.

Ao evocar os cortes de energia e os problemas de abastecimento de água, Abdeljelil imputou estas interrupções aos apoiantes do líder líbio, Muamar Kadafi.

O presidente do CNT exortou, por outro lado os empresários líbios a repatriar os seus fundos.

Abdeljelil apelou igualmente a Kadafi e aos seus colaboradores para se render a fim de evitar uma linchagem pública, prometendo garantir-lhes um julgamento equitativo.

Exortou os dignitários a fazer o mesmo, afirmando que a Justiça líbia será a principal jurisdição para os julgar.

Declarou que os dignitários do regime de Kadafi que não anunciaram o seu apoio à revolução de 17 de fevereiro não terão nenhum lugar na futura Líbia.

O presidente do CNT indicou que negociações estão em curso a fim de chegar a um acordo com os dignitários da cidade de Sirtes, no centro da Líbia, para permitir a pacificação da cidade.

-0- PANA BY/AAS/SOC/FK/TON 28agosto2011