Agência Panafricana de Notícias

Presidente djibutiano pede reforço da base de segurança em África

Nairobi, Quénia (PANA) – O Presidente djibutiano, Ismail Omar Guelleh, apelou domingo para a necessidade de reforçar as bases da segurança e da estabilidade em África com vista a realizar o tão desejado desenvolvimento económico do continente.

Segundo a televisão djibutiana que citava declarações de Guelleh na sexta cimeira de Tóquio sobre o Desenvolvimento de África (TICAD), que decorre atualmente em Nairobi, no Quénia, o chefe de Estado djibutiano considerou que África conseguiu, nas duas últimas décadas, encontrar soluções para numerosos conflitos que abalaram alguns países.

Ele indicou ao mesmo tempo a existência de desafios de segurança importantes que impedem o reforço do desenvolvimento económico do continente.

O Presidente djibutiano afirmou que o seu país contribuiu eficazmente para a missão da União Africana de manutenção da paz na Somália e continua a combater o discurso violento extremista, criando um centro regional para fazer face ao extremismo sob a direção da Autoridade Intergovernamental para o Desenvolvimento (IGAD).

Ele sublinhou igualmente os esforços do seu país para desenvolver a economia nacional pela exploração dos recursos das energias renováveis com vista a tornar-se no primeiro país africano que utiliza a energia limpa a 100 porcento até 2020.

-0- PANA AD/IN/TBM/MAR/IZ 29ago2016