Presidente de Angola visita Alemanha

Luanda, Angola (PANA) - O chefe de Estado angolano, João Lourenço, deixou Luanda esta terça-feira com destino a Berlim, para uma visita oficial de dois dias à Alemanha a convite da chanceler Angela Merkel.

Em Berlim, o Presidente João Lourenço irá encontrar-se com Angela Merkel para juntos identificarem projetos específicos que possam ser objeto da cooperação bilateral, segundo a agência angolana de notícias (Angop).

O estadista angolano vai igualmente assistir à abertura do VII Fórum Económico Angola-Alemanha, que contará com a participação de uma delegação de homens de negócio angolanos que se já encontram neste país europeu.

A viagem de João de Lourenço ocorre um dia depois de ele receber as cartas credenciais do novo embaixador da Alemanha em Angola, Dirk Lolke, que substitui Rainer Müller.

Formado em filologia greco-romana, Dirk Lolke já foi embaixador na Bélgica, em Itália e no Paraguai.

Depois da sua acreditação, o substituto de  manifestou a sua disposição de trabalhar no sentido de contribuir para o aumento da presença empresarial alemã em Angola.

Ele considerou essencial o aumento do investimento alemão, particularmente empresarial, visando o reforço da cooperação económica entre os dois países.

O diplomata acredita que a visita oficial do Presidente João Lourenço à Alemanha, nos dias 22 e 23 deste mês, poderá contribuir positivamente para facilitar a cooperação empresarial.  

O volume de negócio entre os dois países ronda os 500 milhões de euros por ano, essencialmente com exportação de petróleo angolano para o país europeu.

Em 2009, o antigo Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, deslocou-se à Alemanha e, em retribuição, a chanceler Angela Merkel visitou Angola, em 2011.

Com 82,2 milhões de habitantes, a Alemanha é o país mais populoso da União Europeia e acolhe a terceira maior população de migrantes internacionais do mundo.

-0- PANA IZ 21agosto2018

21 august 2018 10:19:59


xhtml CSS