Presidente da UA dececionado com lentidões da mediação na Côte d'Ivoire

Blantyre, Malawi (PANA) – O chefe de Estado malauiano  e Presidente em exercício da União Africana (UA), Bingu wa Mutharika, declarou-se preocupado com as lentidões registadas na mediação visando pôr termo ao impasse político na Côte d'Ivoire.

Num comunicado divulgado pelo seu porta-voz, Heatherwick Ntaba , o responsável da UA, reafirmou a sua posição segundo a qual é o opositor Alassane Ouattara que venceu a segunda volta das eleições presidenciais realizada a 28 de Novembro último no país.

"O Presidente da UA está dececionado com o fato de que, até à data presente, as negociações não sejam concluídas", indicou o Presidente Mutharika que instou o presidente cessante Laurent Gbagbo a retitrar-se imediatamente para ceder o lugar a Ouattara.

"O Presidente da UA espera que Gbagbo volte à razão para se retirar para o bem do povo ivoiriense", sublinha o comunicado.

Mutharika estaria a dar o seu apoio aos esforços de mediação em curso, pecisando que as duas organizações, a UA e a Comumidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), se reservam o direito de utilizar todos os seus poderes para intervir.

A nota do Presidente malawí foi divulgada numa altura em que Gbagbo teria recusado várias propostas, incluindo uma amnistia.

-0- PANA RT/SEG/LSA/SSB/FK/DD 4Jan2010


04 Janeiro 2011 20:15:59




xhtml CSS