Presidente da República Centroafricana em Luanda

Luanda, Angola (PANA) - O Presidente da República Centroafricana (RCA), Faustin Archange Touadéra, encontra-se em Luanda desde segunda-feira para uma visita oficial a Angola, a convite do seu homólogo angolano, José Eduardo Dos Santos.

Segundo uma nota da Casa Civil da Presidência da República, a que a Angop teve acesso, a visita de Touadera enquadra-se nas excelentes relações de amizade e cooperação existentes entre os dois países, do incremento e da abordagem dos aspetos atinentes ao processo de paz, estabilidade e reconciliação naquele país da África Central.

De acordo com o programa oficial, o chefe de Estado centroafricano visitará o Memorial Dr. Agostinho Neto, o Museu de História Militar e manterá um encontro privado com o seu homologo angolano, que lhe oferecerá um almoço oficial no mesmo dia.

A sua viagem por Angola acontece cinco dias após a 7ª Reunião do Mecanismo Regional de Supervisão do Quadro de Paz, Segurança e Cooperação para a República Democrática do Congo (RDC) e os Grandes Lagos, decorrida na capital angolana a 26 de outubro último.

Na mesma ocasião, esteve em Luanda o primeiro-ministro centroafricano, Simplice Matheu Sarandji, que analisou, à margem do evento, a situação de paz e de segurança na RCA, com o Presidente da República de Angola e presidente em exercício da CIRGL), José Eduardo dos Santos.

A RCA é um país cuja situação política preocupa a CIRGL, à semelhança da RDC, do Burundi e do Sudão do Sul, pelo que a temática dominará o encontro entre os dois estadistas.

Esta é a primeira visita oficial de Faustin-Archange Touadéra a Angola desde que assumiu a presidência da RCA em fevereiro último, tendo ganho a segunda volta das eleições presidenciais com 62,71 porcento dos votos contra os 37,29 porcento do seu rival, Anicet-Georges Dologuélé.

-0- PANA DD/DD 1nov2016

01 Novembro 2016 10:12:55




xhtml CSS