Presidente da RD Congo conversa com responsáveis do Parlamento belga

Kinshasa- RD Congo (PANA) -- O Presidente Joseph Kabila Kabange da RD Congo examinou, segunda-feira em Kananga, capital da província do Kasaï Ocidental, as realizações do seu Governo num encontro com os presidentes das duas câmaras do Parlamento belga, Armand De Decker (Senado), e Herman Van Rompuy (Câmara dos Representantes).
"Manifestámos algumas preocupações, esperando ao mesmo tempo que venham contribuir um dia no desenvolvimento da RD Congo (RDC)", disse De Decker à saída do encontro.
Por sua vez, Herman Van Rompuy estimou que a Bélgica melhorou a sua parceria, em particular nestes últimos tempos, com a RD Congo.
Para ele, o convite que lhes foi dirigido pelos presidentes das duas Câmaras do Parlamento congolês, Kengo wa Dondo e Vital Kamerhe, assim como o encontro que mantiveram com o chefe do Estado, confirmaam o desanuviamento do clima das relações entre Kinshasa e Bruxelas.
"Vimos para testemunhar neste dia solene do aniversário da RDC a amizade muito profunda e indefectível entre a Bélgica e a RDC, este laço muito profundo que deve subsistir e que deve prosseguir", sublinhou igualmente Herman Van Rompuy, antes de indicar ter recordado ao Presidente Joseph Kabila que as declarações governamentais belgas sublinham a importância particular das relações entre Kinshasa e Bruxelas, como um elemento da política estrangeira da Bélgica.
"Estamos aqui na qualidade de parlamentares.
Não podemos então ingerirmo-nos na política do Governo belga e do estado actual da cooperação bilateral entre os dois países que não muda", ressaltou.

01 Julho 2008 19:19:00




xhtml CSS