Presidente da Comissão da UA visita Argélia

Argel, Argélia (PANA) – O presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, encontra-se desde sábado em Argel para uma primeira visita oficial de três dias, a primeira que ele efetua à Argélia desde a sua eleição à Presidência da organização pan-africana.

Esta visita realiza-se na véspera da cimeira extradordinária da organização pan-africana prevista para Kigali (Rwanda) sobre o lançamento da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).

A estada de Faki Mahamat realiza-se igualmente num contexto marcado por uma dinâmica especial que carateriza a cooperação entre a Argélia e a Comissão da UA, indica um comunicado publicado na véspera desta visita.

Durante esta visita, Moussa Faki Mahamat manterá reuniões com o ministro argelino dos Negócios Estrangeiros, Abdelkader Messahel, sobre «  todas as questões africanas inscritas na Agenda da União, nomeadamente as reformas em curso da organização continental e o seu financiamento », precisa o comunicado.

O  presidente da Comissão da UA será recebido pelas mais altas autoridades argelinas com quem ele abordará as « as questões africanas atuais e as perpsetivas de reforçar a cooperação com a Argélia », indica a mesma fonte.

« As questões de paz e segurança em África constituirão igualmente um capítulo importante das discussões, tendo em conta os esforços contínuos da Argélia a favor da preservação da paz e da segurança em África, nomeadamente no Mali e na Líbia », acrescenta o comunicado.

-0- PANA YY/IN/IS/SOC/FK/IZ 11março2018

11 Março 2018 19:31:55


xhtml CSS