Presidente da Comissão da UA recebe enviado especial de Kabila

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - O presidente da Comissão da União Africana (UA), Moussa Faki Mahamat, recebeu no último fim de semana, em Addis Abeba, o ministro dos Negócios Estrangeiros da República Democrática do Congo (RDC), Leonard She Okitundu, como enviado especial do Presidente Joseph Kabila.

À saída da audiência, Okitundu manifestou-se otimista quanto ao sucesso do processo em curso para a execução do plano estabelecido pela Comissão Eleitoral Nacional Independente, visando organizar eleições gerais no final deste ano.

De acordo com o comunicado de imprensa emitido segunda-feira pela Comissão da UA, o encontro centrou-se na situação na RDC e nos esforços em curso para organizar as eleições gerais deste ano.

O ministro entregou a Mahamat uma "mensagem especial do Presidente Joseph Kabila" e informou-lhe sobre a evolução do processo eleitoral e os progressos já alcançados neste sentido, indica a nota.

Segundo o governante congolês, o presidente da Comissão da UA saudou os progressos feitos na RDC e incentivou a continuação dos esforços em curso, incluindo medidas para  restaurar a confiança com vista estabelecer um clima de paz.

Mahamat reafirmou o compromisso da União Africana de cooperar com as organizações regionais africanas e as Nações Unidas para "ajudar a RDC a organizar eleições livres, transparentes, credíveis e inclusivas dentro do prazo acordado e em conformidade com o Constituição do país e o Acordo Político de São Silvestre".

-0- PANA AR/ASA/IS/DIM/IZ 05junho2018



05 juin 2018 12:34:54




xhtml CSS