Presidente da Comissão da UA felicita novo primeiro-ministro do Lesoto

Addis Abeba, Etiópia (PANA) - A presidente da Comissão da União Africana (CUA), Nkosazana Dlamini Zuma, felicitou o primeiro-ministro do Lesoto recentemente nomeado, Pakalitha Bethuel Mosisili, empossado terça-feira última.

Num comunicado divulgado da CUA, Dlamini Zuma felicitou igualmente o povo do Reino do Lesoto pela organização dum escrutínio pacífico, transparente e credível e igualmente pela coligação de partidos que formou o Governo depois das eleições legislativas nacionais de 28 de fevereiro último.

"A presidente encoraja o novo governo de coligação e todos os líderes políticos no Lesoto a tirar lições das recomendações feitas pela missão de observação eleitoral da UA. Exortou-os a empreenderem reformas necessárias, entre outras no setor constitucional, de segurança e público", indica o texto.

Dlamini Zuma exprimiu depois o seu reconhecimento ao ex-primeiro-ministro do Quénia, Raul Odinga, por ter presidido à missão da UA para a Observação das Eleições no Lesoto.

Agradeceu igualmente à Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) o papel essencial desempenhado na facilitação do diálogo político e em acordos entre diferentes partidos no Lesoto, o que, a seu ver, balizou a via para a organização das eleições.

Segundo o seu porta-voz, Jacob Enoh Eben, a ex-esposa do Presidente sul-africano, Jacob Zuma apreciou igualmente a contribuição dos Estados membros da UA e de parceiros internacionais para a estabilidade política no Lesoto depois do evento de agosto de 2014 que conduziu ao prolongamento do Parlamento e ao adiamento das eleições antecipadas.

-0- PANA AR/ASA/IS/MAR/DD 18março2015

18 Março 2015 11:27:55




xhtml CSS