Agência Panafricana de Notícias

Presidente da Câmara Municipal de Paris saúda libertação de Gao e Tombouctou no Mali

Paris, França (PANA) - O presidente da Associação Internacional dos presidentes das câmaras municipais Francófonos (AIMF), Bertrand Delanoë, saudou terça-feira a libertação das cidades de Gao e Tombouctou (no norte do Mali) pelas forças franco-malianas, exprimindo "uma imensa consolação".

Gao e Tombouctou, cidades-membros da AIMF, foram libertas pelas tropas da coligação das forças francesas e malianas.

A cidade de Tombouctou, situada a cerca de 900 quilómetros ao norte de Bamako, foi retomada sem combate, porque os rebeldes "jihadistas" (islamitas), que a ocupavam há cerca de nove meses, a abandonaram queimando numerosos manuscritos históricos.

A cidade de Gao foi liberta sábado último pelas forças especiais francesas e logo depois lá foram desdobrados soldados tchadianos e nigerinos da Missão Internacional de Apoio ao Mali (MISMA).

"Porque a sociedade civil e o conjuto dos presidentes das câmaras municipais locais devem igualmente integrar o processo de paz, de reconciliação e de reconstrução. A AIMF, que dá atualmente um apoio material às populações, vai continuar este esforço mobilizando todas as suas capacidades e as suas habilidades, em particular financiando a construção de escolas, de centros de saúde e de mercados", indica Delanoë num comunicado de imprensa transmitido à PANA.

Delanoe, presidente da Câmara Municipal de Paris, lembra que, em novembro de 2000 em Bamako, a capital do Mali, a associação aderira, com toda a Francofonia, ao combate pelos valores de governação, condenando golpes de Esttado e qualquer outra forma tomada de poder pela violência, pelas armas ou qualquer por outro meio ilegal.

A AIMF, criada em 1979, por iniciativa dos então presidentes das Câmaras Municipais de Paris, Jacques Chiras e de Quebec (Canadá), Jean Pelletier, agrupa e estabelece laços entre os responsáveis da França e os dos países colonizados por ela, e onde o francês é a lingua oficial, com o fito de facilitar a realização de projetos, a troca de práticas e de conhecimentos, fornecendo uma tribuna internacional às cidades francófonas do mundo.

-0- PANA BM/JSG/MAR/DD 30jan2013