Presidente da CEAST visita São Tomé e Príncipe

São Tomé, São Tomé e Príncipe (PANA) - O arcebispo de Luanda e presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST), dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias, conclui este domingo uma visita de cinco dias ao arquipélago são-tomense, onde  inaugurou uma nova paróquia para a comunidade da zona sul de São Tomé.

Na capital são-tomense, Filomeno Vieira Dias presidiu igualmente à missa eucarística dos 33 anos da missão sacerdotal do bispo português Manuel António, no arquipélago.

A visita de Filomeno Vieira Dias, iniciada quarta-feira, 11, terminou com uma celebração na paróquia da Conceição no centro da cidade de São Tomé, numa missa dominical em que estiveram presentes centenas de fiéis católicos.

O representante máximo da Igreja Católica, em Angola e São Tomé, inaugurou uma paróquia  construída em Almas, uma comunidade pertencente ao distrito de Me-Zochi, o mais populoso de São Tomé.

A vinda do bispo supremo de Angola ao arquipélago são-tomense enquadra-se no âmbito das celebrações dos 33 anos da missão sacerdotal do bispo Manuel António, num aniversário comemorado, sexta-feira passada, na Sé Catedral local.

De 1984 a 1993, Manuel António trabalhou no Seminário dos Carvalhos, na diocese do Porto (Portugal), desempenhando as fuunções de "promotor vocacional, formador, professor de Religião e Moral e Superior da Comunidade".

Em dezembro de 1993, foi enviado a São Tomé e Príncipe, onde chega no princípio de janeiro de 1994, depois de um mês passado em Luanda (Angola).

Em São Tomé, são-lhe confiadas as paróquias de Guadalupe e de Neves, e, durante algum tempo, também a de Santo Amaro.

Trabalhou nas ilhas cabo-verdianas até abril de 1995, altura em que voltou para Portugal para participar no Capítulo Provincial da sua Congregação, tendo seguido, nesse mesmo ano, para a capital italiana, Roma, para fazer estudos de catequese, na Universidade Salesiana.

-0- PANA RMG/IZ 15Jul2018

  





15 يوليو 2018 13:20:40


xhtml CSS