Presidente congolês visita Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - O Presidente da República do Congo, Denis Sassou Nguesso, chegou quarta-feira à noite a Túnis para uma visita de trabalho de dois dias.

Ele foi acolhido no Aeroporto de Túnis pelo ministro tunisino da Defesa Nacional, Ghazi Jéribi, pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros, Fayçal Gouiaa, bem como por vários estudantes congoleses que lhe reservaram um acolhimento particularmente caloroso.

Segundo o secretrário de Estado tunisino para os Negócios Estrangeiros, Fayçal Gouiaa, esta visita enquadra-se nos preparativos para a Cimeira da União Africana (UA) que vai decorrer de 30 e 31 de janeiro em Addis Abeba (Etiópia).

O Presidente congolês efetua atualmente uma série de reuniões com os dirigentes africanos para se informar e ter os seus pontos de vista sobre a crise líbia e como encontrar uma solução para a escalada da violência e divisão neste país da África do Norte vizinho da Tunísia, indica-se de fonte diplomática.

Esta visita visa igualmente o reforço das relações de cooperação tuniso-congolesas, acrescentou Gouiaa que se congratulou pelo nível de cooperação entre os dois países, citando para o efeito os domínios do ensino, da formação e da justiça.

O desenvolvimento da cooperação económica entre os dois países figura igualmente na agenda, nomeadamente através da dinamização das trocas comerciais que continuam aquém das potencialidades, disse.

As exportações tunisinas para a República do Congo estimam-se em 24  milhões de dinares tunisinos contra dois milhões de dinares de importações (um dinar tunisino equivale a cerca de 0,5 dólares americanos).

-0- PANA BB/TBM/SOC/MAR/IZ 22jan2015

22 Janeiro 2015 14:31:58




xhtml CSS