Presidente congolês saúda esforços de parceiros na RCA

Brazzaville, Congo (PANA) – O Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, saudou esta quarta-feira em Brazzaville os esforços dos parceiros que permitiram à República Centroafricana (RCA) aplicar o programa de transição neste país.

« Eu saúdo os esforços de todos os parceiros que acompanharam com paciência e abnegação, com o preço duma solidariedade ativa e às vezes de grandes sacrifícios, a aplicação do programa de transição na República Centroafricana », congratulou-se o chefe de Estado congolês, igualmente medianeiro da crise na RCA, durante a cerimónia de apresentação dos votos do corpo diplomático, por ocasião do Ano Novo de 2016.

« O voto mais ardente, a oração mais íntima que nós formulamos para o povo centroafricano é que o país não registe uma nova crise após tantos distúrbios que quase lhe destruíram  definitivamente », regozijou-se Sassou Nguesso.

Por outro lado, o chefe de Estado congolês felicitou as autoridades de transição na RCA. “Nós endereçamos as nossas sinceras felicitações às autoridades de transição que não pouparam nenhum esforço para alcançar os objetivos fixados, em conformidade com os interesses superiores do povo irmão centroafricano”, precisou.

Ele afirmou que pela sua participação notável nas últimas eleições o povo centroafricano manifestou, de forma responsável, a sua determinação de restaurar um estado de direito, sinónimo de renascimento nacional.

O Presidente congolês regozijou-se com a consolidação da democracia em África, atestada pela organização, com êxito de eleições presidenciais em 2015 na Nigéria, no Togo, na Côte d’Ivoire, na Guiné Conakry, na Tanzânia, na Zâmbia e no Burkina Faso.

-0- PANA MB/BEH/FK/TON 6jan2016

06 Janeiro 2016 18:28:28




xhtml CSS