Presidente congolês reúne-se com delegação líbia em Brazzaville

Tripoli, Líbia (PANA) - O Presidente congolês, Denis Sassou Nguesso, reuniu-se, enquanto  presidente do Comitê de Alto Nível da União Africana para a Líbia, com uma delegação do Conselho Supremo das Tribos e Cidades líbias, anunciaram domingo notáveis líbios.

A reunião, convocada pela União Africana (UA), versou sobre os últimos desenvolvimentos da crise líbia e os meios para que todas as partes contribuam para a sua resolução com a participação de protagonistas não envolvidos no diálogo.

Também abordou as negociações anteriores, nomeadamente os componentes sociais da Líbia, dos quais o Congresso das Tribos e Cidades Líbias, indicaram fontes próximas do Conselho Supremo das Tribos Líbia.

A delegação líbia chegou sábado último em Brazzaville, a capital do Congo.

Em setembro último, decorreu em Brazzaville uma cimeira de 15 chefes de Estado africanos sobre a Líbia, na presença de principais  protagonistas líbios, nomeadamente os presidentes do Parlamento e do Conselho Pesidencial, respetivamente Aguila Saleh e Fayez al- Sarraj.

Porém, do encontro ausentou-se o marechal Khalifa Haftar, chefe do Exército Nacional líbio, que se fez representar por uma delegação.

Todavia, o encontro levou ao estabelecimento dum roteiro sobre a resolução da crise na Líbia, à margem duma reunião do Comité de Alto Nível sobre a Líbia, presidido por Denis Sassou Nguesso,

Fazem parte deste Comité o Congo, a África do Sul, a Etiópia, o Níger e a Mauritânia.

-0- PANA BY/TBM/DD 27nov2017

27 Novembro 2017 13:33:39




xhtml CSS