Agência Panafricana de Notícias

Presidente congolês insta comunidade internacional a apoiar CEEAC na RCA

Brazzaville, Congo (PANA) - O chefe do Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, convidou segunda-feira em Brazzaville a comunidade internacional a apoiar os esforços da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) para restaurar a estabilidade necessária com vista ao desenvolvimento da República Centro Africana (RCA).

"Devemos trabalhar arduamente para a consolidação da paz na República Centro Africana, levando o Governo e a rebelião armada ao diálogo", considerou o Presidente Sassou Nguesso, durante a apresentação de votos do corpo diplomático.

A decana do corpo diplomático, a Centroafricana Charlotte Fayanga, saudou o envolvimento do chefe do Estado congolês na resolução das crises em África, nomeadamente na RCA, o que, segundo ela "testemunha a sua profunda dedicação à causa da paz na África Central".

"Enquanto filha da República Centro Africana, posso testemunhar aqui que numerosas localidades foram poupadas de pilhagens e violências graças à intervenção rápida das tropas militares da CEEAC", indicou Fayanga.

Desde meados de dezembro, a rebelião armada da Séléka conquistou várias cidades do norte e do centro da República Centro Africana.

A sua progressão foi bloqueada pela força de interposição da CEEAC, composta por tropas vindas dos Camarões , do Congo, do Gabão e do Tchad.

-0- PANA MB/JSG/MAR/TON 7jan2013