Presidente congolês e MNE francês abordam situação na Líbia

Brazzaville, Congo (PANA) - O chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, recebeu quinta-feira, em Brazzaville, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean Yves Le Drian, para abordar situações tensas na República Centroafricana (RCA), na Líbia e na República Democrática do Congo (RDC).

"Há situações tensas, difíceis, singularmente na República Centroafricana, na Líbia e na RD Congo com interrogações sobre as eleições. Falamos de todos os dossiês da região que vou também discutir amanhã em Addis Abeba (Etiópia)", declarou o chefe da diplomacia francesa, acrescentando que vai reunir-se com os principais responsáveis da União Africana (UA).

Segundo Jean Yves Le Drian, "França desempenha o seu papel primeiro como membro permanente do Conselho de Segurança e depois o seu papel em África para mobilizar os meios de manter a paz e a segurança e recriar lá onde os riscos existem".

"É neste espírito que me encontrei com o Presidente Sassou Nguesso num ambiente de franquesa e de tentativa de compreensão dos fenómenos que constatamos, depois com uma vontade comum de procurar resolvê-los", afirmou.

A respeito da RDC, o ministro francês dos Negócios Estrangeiros declarou que, relativamente aos acordos de São Silvestre, "França considera que estes acordos devem ser respeitados. Constato que é também a posição do Presidente Sassou Nguesso".

Depois de Brazzaville, o chefe da diplomacia francesa vai rumar para Djamena, no Tchad, e em seguida para Addis Abeba, na Etiópia.

-0- PANA MB/BEH/MAR/IZ 07junho2018

07 Junho 2018 17:33:06


xhtml CSS