Agência Panafricana de Notícias

Presidente congolês apela a compatriotas para vigilância nas eleições

Kinshasa, RD Congo (PANA) – O Presidente da República Democrática do Congo (RDC), Joseph Kabila Kabange, exortou o povo congolês à vigilância, à determinação e à disciplina para a organização de eleições pacíficas e a continuação dos esforços de reconstrução.

« Em 2006, havia mais problemas que agora, mas pudemos organizar eleições credíveis, democráticas e transparentes », sublinhou durante uma conferência de imprensa organizada terça-feira em Kinshasa.

Segundo ele, a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) está pronta para a organização do escrutínio previsto para 28 de novembro de 2011.

« Necessitou-se da estabilidade política e económica », indicou, afirmando continuar aberto ao diálogo com a sociedade civil e com a oposição para eleições pacíficas.

O Presidente Kabila qualificou de pretexto, a auditoria do serviço central tão reclamada pela oposição. “Não é preciso utilizar este pretexto para não ir às eleições”, denunciou antes de assegurar que a porta da CENI está aberta para o diálogo.

« Em 2001, tínhamos prometido reunfiicar o país, organizar eleições e reconstruir o país ; constato que, antes de 2006, reunificamos o país; em 2006, organizamos as eleições, e de 2006 a 2011 estamos a reconstruir o país », disse.

-0- PANA KON/TBM/SOC/MAR/IZ 19out2011