Presidente confirma organização de eleições na Somália

Mogadíscio, Somália (PANA) – O Presidente somalí, Hassan Sheikh Mahmoud, afirmou a determinação do Governo federal e territórios autónomos de manter as eleições previstas, em conformidade com o programa marcado pela comissão eleitoral.

Segundo a Agência Somalí de Notícias, o Presidente Mahmoud afirmou que « o inimigo terrorista tenta desestabilizar a segurança e o grande desenvolvimento a que o povo somalí aspira ».

« Os terroristas querem entravar as próximas eleições presidenciais », disse, acrescentando que « todos os Somalís devem fazer face a qualquer pessoa suscetível de influenciar negativamente a situação atual ».

O Presidente apelou às Forças Armadas e às forças africanas de manutenção da paz, bem como às forças de polícia para tornar efetiva a segurança para impedir confrontos capazes de entravar os eleitores, os candidatos, a administração e os observadores internacionais de realizar os seus deveres em relação às eleições presidenciais e legislativas.

« O Estado federal, em colaboração com as administrações regionais, está determinado a eliminar o obstáculo das milícias do movimento rebelde al-Shabab filiado na Al-Qaeda, reforçando a segurança dos locais de voto », frisou.

Ele exortou a comunidade internacional a desempenhar o seu papel na organização de eleições livres e transparentes na Somália.

O Presidente somalí instou também a sociedade civil, a imprensa, os Ulemas, os inteletuais e o povo somalís a ajudar o Governo a proteger os locais de voto.

-0- PANA AD/IN/IS/SOC/MAR/IZ 04set2016

04 Setembro 2016 13:53:12




xhtml CSS