Presidente chinês esperado no Senegal

Dakar, Senegal (PANA) -  O Presidente chinês, Xi Jinping, é aguardado sábado em Dakar para uma visita oficial de dois dias ao Senegal, anuncia um comunicado oficial transmitido esta quinta-feira à PANA.

Durante a sua estada, a primeira do género na África Ocidental, Jinping manterá encontros com o seu homólogo senegalês, Macky Sall, devendo presidir com este último a uma cerimónia de assinatura de vários acordos de cooperação entre os dois países.

Quarta-feira, durante o Conselho de Ministros semanal, o Presidente Sall declarou que esta visita "testemunha laços privilegiados » que unem os dois países.

Convidou a população a reservar ao Presidente chinês «um acolhimento caloroso, à altura da amizade sino-senegalesa », e pediu a todos os serviços do Estado envolvidos na preparação desta visita para o fazerem com esmero.

A República Popular da China suspendeu as suas relações com o Senegal em 1995, quando este último estabeleceu as suas relações diplomáticas com a China Taiwan.

Desde o seu restabelecimento, a 25 de outubro de 2005, a China financiou e realizou muitas infraestruturas no Senegal, das quais o Grande Teatro, uma autoestrada de portagem « Ilaa Touba », cuja entrega está prevista para outubro próximo.

-0- PANA AAS/JSG/FK/DD 19julho2018

19 Julho 2018 14:13:07


xhtml CSS