Presidente chinês elogia contribuição de homólogo rwandês para reformas da UA

Kigali, Rwanda (PANA) – O Presidente chinês, Xi Jinping, declarou segunda-feira, em Kigali, a sua estima pelo chefe de Estado rwandês, Paul Kagamé, pelos seus esforços na liderança do processo de reformas no seio da União Africana (UA).

Sob a presidência do chefe de Estado rwandês,  a organização pan-africana viu concretizadas várias iniciativas tais como a introdução do passaporte único, a autorização da livre circulação entre os países e a criação da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA).

Falando no termo da assinatura pelos dois países de 15 acordos de cooperação, o Presidente chinês disse que o Rwanda representa "o país de África mais dinâmico e organizado".

Na sua reação a esses elogios, o seu homólogo rwandês notou que, de forma geral, a China  tem uma relação de igualdade com África.

"Nós consideramo-nos como um povo na via da prosperidade (…) As ações da China demonstram que vocês nos vêem da mesma forma", disse o Presidente rwandês ao seu hóspede chinês.

O Presidente Xi encontra-se, desde domingo à noite no Rwanda, para uma visita de Estado de dois dias durante a qual ele vai visitar o Memorial do Genocídio de Kigali, onde prestará homenagem às vítimas do genocídio de 1994 contra os Tutsi.

A visita do Presidente Xi realiza-se depois da do seu homólogo rwandês efetuada em março de 2017 à China e "coroada de êxito".

A China investe atualmente em setores-chaves no Rwanda tais como as infraestruturas, as minas, a ciência e a tecnologia.

O Presidente Xi é o primeiro chefe de Estado chinês a visitar o Rwanda.

-0- PANA TWA/MA/NFB/IS/FK/IZ 23julho2018

23 Julho 2018 17:20:01


xhtml CSS