Presidente cessante Ibrahim Boubacar Keita reeleito no Mali

Bamako, Mali (PANA) - O Presidente cessante do Mali, Ibrahim Boubacar Keita, venceu a segunda volta das eleições presidenciais de 12 de agosto, no Mali, com 67,17 porcento dos votos contra 32,83 do líder da oposição, Soumaila Cisse,  segundo os resultados oficiais provisórios  proclamados, esta quinta-feira, pelo Ministério da Administração do Território.

A taxa de participação está estimada em 34,5 porcento contra 42 porcento na primeira volta (29 de julho), que deu aos dois principais candidatos 42 porcento para Keita e 17,7 porcento para  Cisse.

Estes resultados serão submetidos ao Tribunal Constitucional para validação, depois de decidir sobre eventuais recursos.

Soumaila Cissé, líder da oposição e presidente da União para a República e Democracia (URD), anunciou que rejeitará os resultados proclamados pelo Ministério da Administração do Território, alegando fraude.

Na quarta-feira, numa declaração conjunta, observadores da ONU, da União Europeia (UE), da União Africana (UA) e da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) pediram a calma dos apoiantes de ambos os candidatos, após a proclamação dos resultados.

-0- PANA GT/JSG/IZ 16agosto2018

16 Agosto 2018 13:29:42


xhtml CSS