Presidente centroafricano em debate sobre parcerias no Parlamento Europeu

Bruxelas, Bélgica (PANA) -  O Presidente centroafricana, Faustin Archange Touadéra, em visita de trabalho em Bruxelas, participou quarta-feira num debate de alto nível no Parlamento Europeu, sobre parceria estratégica renovada entre a União Europeia (UE) e África.

O debate é preparatório à quinta cimeira União Europeia/União Africana, prevista para 29 e 30 de novembro, em Abidjan, capital económica da Côte d'Ivoire.

No termo duma reunião com o presidente do Parlamento Europeu ,Antonio Tajani,  o chefe de Estado centroafricano declarou ser favorável ao lançamento de um Plano Marshall para o desenvolvimento de África, lembrando que, há 10 anos, a Parceria Estratégica entre a UE e a UA foi concluída em Lisboa (Portugal).

Segundo ele, a nova Parceria renovada deve tomar em conta as necessidades efetivas do continente africano, tomando em conta a visão que os Africanos têm do seu desenvolvimento, nomeadamente, em matéria de saúde, da água, entre outras e da resolução dos conflitos.

Por seu turno, o presidente do Parlamento Europeu lançou um apelo para investimentos maciços em África para criar empregos para os jovens com vista a evitar a tentação de emigrar para Europa.

-0- PANA AK/BEH/MAR/IZ 22nov2017

22 novembre 2017 17:21:02




xhtml CSS