Presidente centroafricano agradece apoio de Angola na conferência de doadores

Luanda, Angola (PANA) - O Presidente da República Centroafricana (RCA), Faustin Archange Touadéra, agradeceu, quarta-feira, o apoio prestado por Angola na última conferência de doadores organizada pela União Europeia (UE), em Bruxelas (Bélgica), a favor da RCA.

Em declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, no termo de uma visita de algumas horas a Angola, Touadéra agradeceu particularmente ao chefe de Estado Angolano, José Eduardo dos Santos, pela ajuda prestada à RCA durante a conferência.

"Foi na presença do ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, que sentimos todo esse apoio de Angola", disse.

Segundo ele, a conferência, organizada em 17 de novembro último, permitiu mostrar aos doadores e parceiros as principais preocupações da RCA, que, depois da crise, "precisa de reconstituir-se, sair da atual tensão, alcançar a paz e ir em busca do desenvolvimento".

Os doadores e parceiros têm um papel muito importante no apoio àquele país da Região dos Grandes Lagos e na dinamização dos seus projetos, afirmou.

Acrescentou que o seu país mantém os contactos com parceiros e doadores que não participaram na conferência por motivos de calendário, com vista a apresentar as preocupações da RCA e angariar financiamentos para o relançamento da sua economia.

Na reunião de doadores em Bruxelas, Angola participou na qualidade de presidente da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (CIRGL) e de país "amigo" da RCA.

Faustin Archange Touadéra, Presidente da RCA desde fevereiro de 2016, efetuou a sua primeira visita a Angola em outubro último.

A conferência de Bruxelas permitiu mobilizar apoios para a RCA na ordem de 2,2 biliões de dólares americanos.

-0- PANA ANGOP/IZ 12jan2017

12 Janeiro 2017 19:15:40




xhtml CSS