Presidente centroafricana chama atenção particular sobre género

Kinshasa, RD Congo (PANA) - A Presidente interina da República Centroafricana (RCA), Samba Panza, convidou segunda-feira em Kinshasa a Organização Internacional da Francofonia (OIF) bem como parceiros no desenvolvimento a prestarem uma atenção particular à questão do género e ao financiamento de programas relativos às mulheres.

"É urgente buscar-se uma autonomização mais afirmada das mulheres no contexto da globalização que avança com os e as que desejam progredir e que estão dispostos a desenvolver-se", declarou Samba Panza na abertura do II Fórum Mundial das Mulheres Francófonas.

Aproveitou este fórum para fazer o balanço da situação prevalecente no seu país caraterizada por uma grave crise humanitária, assassinatos, exações diversas e uma insegurança crescente.

"A situação da RCA é grave e preocupante. Ela se traduz por crises humanitárias e exações", deplorou a nova líder apelando às mulheres do espaço francófono para darem um apoio multiforma ao seu país.

"A situação da mulher do meu país em particular e no espaço francófono em geral interpela qualquer líder", acrescentou a Presidente da RCA que deixou Kinshasa no termo da sua estada de 48 horas e após ter sido recebida pelo seu homólogo da RD Congo, Joseph Kabila.


-0- PANA KON/AAS/SOC/MAR/DD 04março2014

04 Março 2014 13:44:21




xhtml CSS