Presidente centro-africano visita Benin

Cotonou, Benin (PANA) – O Presidente centro-africano, Michel Djotodia, chegou esta terça-feira a Cotonou no quadro dum périplo africano, soube-se junto da Presidência beninense.

No termo duma reunião com o seu homólogo beninense, o Presidente centro-africano de transição declarou ter vindo expor a situação de segurança no seu país e pedir conselhos ao seu homólogo beninense, Boni Yayi, cujo envolvimento na resolução da crise na República Centro-Africana, na sua qualidade de então Presidente em exercício da União Africana (UA) em 2012 é apreciável.

Para Michel Djotodia, «o Presidente Boni Yayi é um homem de experiência a quem é preciso prestar uma atenção particular”.

Ele congratulou-se com os conselhos recebidos  e pretende tirar grande proveito para trabalhar em prol de um regresso total à paz, à estabilidade e à segurança na República Centro-Africana.

"A situação de segurança na República Centro-Africana normalisou, exceto no norte onde atua o Exército de Resistência do Senhor (LRA, rebelião ugandesa) de Joseph Kony", garantiu Djotodia que aproveitou esta visita para alertar a União Africana (UA) e a comunidade internacional para a fome que ameaça o seu país.

Na sequência da suspensão pronunciada pela UA devido ao golpe de Estado ocorrido na República Centro-Africana a 24 de março último, este país saiu da lista dos beneficiários de todos os programas de desenvolimento continental.

Dada a baixa severa da produção agrícola, devido a violências, o Presidente de transição centro-africano defende um levantamento desta suspensão e solicita um apoio da comunidade internacional a fim de relançar a produção agrícola e evitar a fome no seu país.

Por sua vez, o Presidente beninense prometeu fazer o necessário para fazer ouvir a causa dos Centro-africanos, instando as novas autoridades deste país a criarem condições de grande mobilização no espírito do acordo de Libreville (Gabão) assinado a 11 de janeiro último entre o Governo do então Presidente François Bozizé e os rebeldes, atualmente no poder.

-0- PANA IT/TBM/FK/DD 16julho2013

16 Julho 2013 19:54:19




xhtml CSS