Presidente centro-africana na Bélgica para conferência sobre seu país

Bruxelas, Bélgica (PANA) – A Presidente de transição da República Centro Africana (RCA), Catherine Samba-Panza, participará na terça-feira em Bruxelas na Conferência Internacional sobre o seu país, a ser organizada por inicativa da União Europeia (UE), soube-se de fonte oficial.

Segundo um comunicado da Comissão Europeia, este encontro de um dia deve permitir avaliar a situação na RCA e angariar fundos para assistir este país nos planos humanitário e do desenvolvimento.

Os debates incidirão sobre o Fundo Bekou, um fundo fiduciário criado em 2014 por França, pela Alemanha e pelos Países Baixos para fazer face às necessidades de desenvolvimento da República Centro Africana.

A conferência será copresidida pela alta representante da UE para a Política Externa e Segurança Comum (PESC), Federica Mogherini.

Esta reunião será organizada enquanto a atualidade está focalizada no caso das violações sexuais de raparigas centro-africanas por soldados franceses da operação militar Sangaris de pacificação da RCA.

O Fórum Nacional de Bangui, no qual participaram 600 delegados durante oito dias, terminou segunda-feira, na capital centro-africana, e foi marcado por uma manifestação para exigir a demissão da Presidente Catherine Samba-Panza.

Os delegados ao Fórum em que participaram os ex-Séléka (milícias que causaram a destituição do Presidente François Bozizé) e os anti-Balaka (grupo armado oposto à coligação Séléka) decidiram organizar eleições legislativas e presidenciais antes do fim deste ano.

-0- PANA AK/IS/FK/TON 12maio2015

12 Maio 2015 16:52:02




xhtml CSS