Presidente cabo-verdiano saúda mediação da CEDEAO na Côte d'Ivoire

Praia, Cabo Verde (PANA) – O Presidente de Cabo Verde, Pedro Pires, considerou que a missão de mediação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) à Côte d’Ivoire, do qual fez parte, foi “útil” e "oportuna".

Falando à imprensa no regresso ao seu país na noite de quarta-feira, o chefe de Estado cabo-verdiano disse que a deslocação a Abidjan permitiu a ele e aos seus homólogos do Benin, Yayi Boni, e da Serra Leoa, Ernest Bai Koroma, trocar pontos de vista com os principais atores políticos envolvidos no processo.

“Entendemos que a nossa presença foi útil e ficou decidido que a mesma missão voltará a Abidjan nos primeiros dias de Janeiro, eventualmente no dia 3”, afirmou Pedro Pires, precisando que “vamos agir com a máxima discrição para buscar a eficiência e assim voltaremos para trabalhar com a mesma discrição e o mesmo empenho".

O Presidente cabo-verdiano e os seus homólogos do Benin e da Serra Leoa deslocaram-se na terça-feira a Abidjan para encontros, em separado, com o Presidente cessante, Laurent Gbagbo, e o seu opositor Alassane Ouattara, ambos declarados vencedores das eleições presidenciais de 28 de Novembro último.

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Jorge Borges, que acompanhou o Presidente cabo-verdiano nesta missão, disse que uma intervenção militar da CEDEAO na Côte d’Ivoire para forçar Laurent Gbagbo a abandonar o poder “parece felizmente afastada de momento”.

Jorge Borges adiantou que a missão da CEDEAO “permitiu estabelecer uma ponte para o diálogo entre as duas partes”, nomeadamente o campo de Laurent Gbagbo e o de Alassane Ouattara, reconhecido pela comunidade internacional como vencedor das eleições presidenciais.

Os Presidentes emissários da CEDEAO informaram quarta-feira em Abuja o chefe de Estado nigeriano e presidente em exercício da organização regional, Goodluck Jonathan, sobre a sua missão de mediação na Côte d'Ivoire.

-0- PANA CS/TON 30Dez2010

30 Dezembro 2010 13:26:42




xhtml CSS