Presidente cabo-verdiano participa na Cimeira da União Africana

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, participa esta sexta-feira em Addis Abeba (Etiópia) na Cimeira dos Chefes de Estados e de Governos da União Africana (UA), soube a PANA, na cidade da Praia, de fonte oficial.

A cimeira, que termina sábado, reúne os Chefes de Estados e de Governos de todo o continente africano à volta do tema "2015: Ano do Empoderamento das Mulheres e do Desenvolvimento Rumo à Agenda Africana para 2063”.

Na agenda da cimeira figura a apresentação do relatório da UA de 2014 e debates sobre questões relacionadas com a epidemia do Ébola, o desenvolvimento da Guiné-Bissau e o processo de eleição na presidência do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), em que a ministra das Finanças de Cabo Verde, Cristina Duarte, é uma das candidatas.

À margem da cimeira, o Presidente Jorge Carlos Fonseca manteve contactos com Chefes de Estados e de Governos presente em Addis Abeba, dos quais, John Dramani Mahama, Presidente do Ghana e Presidente em exercício da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), com quem abordou o processo de candidaturas de Cabo Verde à presidência do BAD.

Na capital etíope, o Presidente cabo-verdiano participou, na quinta-feira, numa reunião de Chefes de Estados e de Governos da CEDEAO, na sede da UA, onde a situação política e de segurança na sub-região foi analisada, assim como o processo da eleição do novo Presidente do BAD.

Nesta reunião, o Presidente Jorge Carlos Fonseca manifestou o seu apoio à candidatura cabo-verdiana à presidência do BAD e à mesa redonda de apoio ao desenvolvimento da Guiné-Bissau.

-0-  PANA  CS/TON  30janeiro2015

30 Janeiro 2015 15:24:30




xhtml CSS