Agência Panafricana de Notícias

Presidente cabo-verdiano participa no emposse do novo homólogo do Senegal

Praia, Cabo Verde (PANA) - O Presidente de Cabo Verde, José Maria Neves,  participa, esta terçá-feira, à cerimónia de emposse do seu novo homólogo do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, eleito a 24 de março último, apurou a PANA de fonte oficial.

Segundo uma publicação na sua página do Facebook, o chefe do Estado cabo-verdiano falou por telefone com o seu novo par senegalês, para o felicitar pela sua eleição, logo na primeira volta, com 54,28 por cento dos votos expressos contra 35,79 por cento obtidos pelo seu adversário, Amadou Bâ.

Na ocasião, os dois líderes reiteraram o compromisso do "contínuo reforço das relações entre os dois países irmãos."

Logo depois de confirmada a vitória de Bassirou Diomaye Faye, o chefe do Estado cabo-verdiano expressou ao seu novo homologo senegalês "sinceros votos de sucessos", augurando que possa "dirigir os destinos deste país amigo nos caminhos da paz, liberdade, democracia, progresso e prosperidade."

"Em nome do povo cabo-verdiano e no meu próprio, endereço a V. Excelência as mais calorosas felicitações pela sua brilhante eleição como Presidente da República do Senegal logo na primeira volta das eleições", acrescentou. 

Na sua missiva, José Maria Neves reiterou ainda a sua "constante disponibilidade" para trabalhar para o reforço das relações de amizade, solidariedade e cooperação entre os dois países.

Sexta-feira última, 29 de março, Bassirou Diomaye Faye foi proclamado, pelo Conselho Constitucional, como Presidente eleito do Senegal com 54,28% dos votos contra os 35,79 por cento do candidato do então regime no poder e ex-primeiro-ministro, Amadou Bâ, te os 2,8 por cento do candidato Aliou Mamadou Dia.

Bassirou Diomaye Faye e o presidente cessante Macky Sall reuniram-se quinta-feira última, no Palácio Presidencial, na presença também de Ousmane Sonko, o líder da oposição e seu mentor, que terá versado sobre aßuntos de Estado.

O encontro, de acordo com observadores, marcou o fim de anos de um virulento combate político entre ambas as partes.

Bassirou Diomaye Faye, de 44 anos de idade, passa a ser o mais jovem Presidente do Senegal, e a sua eleiçāo é a primeira do género na história do país, em que um candidato da oposição é eleito logo na primeira volta das eleições presidenciais.

-0- PANA CS/DD 01abril2024